É isso mesmo: batalha de peidos

Quando se pensa no Japão antigo, geralmente o quem vem à mente são imagens de samurais, artes marciais, honra etc. Mas um pergaminho do século 19, digitalizado pela Universidade de Waseda, não tem nada disso. Ao contrário: ele mergulha na mais pura zoeira ao mostrar uma épica, longa e sanguinária batalha de flatulências. É isso aí.

Conhecido como He Gassen (屁合戦), ou “Concurso da Flatulência”, em português, o pergaminho foi desenhado em 1840, durante o Período Edo (de 1603 a 1868) — uma época caracterizada pela desconfiança em relação aos estrangeiros e pela perseguição aos cristãos.

Até a metade do século 17, poucos países podiam entrar no Japão: só a China, um grupo de comerciantes ingleses e a Companhia das Índias Ocidentais, holandesa, eram bem vindos (e só em algumas partes do arquipélago). Qualquer outro forasteiro que pisasse no Japão — e que tivesse o azar de ser pego — era preso e executado sem julgamento, o que conferia ao país um isolamento quase completo.

Aí, no século 19, um grupo de navios europeus e americanos, conhecidos como black ships (navios negros, em inglês), obrigaram a nação a abrir suas portas. Nesse contexto, então, o pergaminho tinha um propósito político: resistir à invasão cultural dos estrangeiros. Em geral, eram desenhos dos nipônicos peidando tão forte que acabavam levando os estrangeiros para bem longe da ilha — uma forma de mostrar que a nação não estava nada feliz de ter que se abrir para o mundo.

Confira alguns desses desenhos na galeria abaixo e veja o pergaminho He Gassen completo em PDF no site da Universidade de Waseda.

Na primeira imagem do pergaminho, que é uma espécie de HQ longa, os japas planejam o ataque fedido. E a partir daqui, a coisa fica fedorenta…
1/10 Na primeira imagem do pergaminho, que é uma espécie de HQ longa, os japas planejam o ataque fedido. E a partir daqui, a coisa fica fedorenta… ()
… Os caras já começam peidando na cara dos inimigos: "Sai daqui, gringo".
2/10 … Os caras já começam peidando na cara dos inimigos: “Sai daqui, gringo”. ()
Nenhuma proteção é suficiente contra os peidos nipônicos. Repare na cara das pessoas à esquerda: o cheiro parece ~intenso~.
3/10 Nenhuma proteção é suficiente contra os peidos nipônicos. Repare na cara das pessoas à esquerda: o cheiro parece ~intenso~. ()
Quando os europeus tentam um contra ataque, os japas estão mais que preparados: com leques tradicionais, eles abanam o punzinho inimigo pra longe: "Aqui não, queridinhos", eles dizem.
4/10 Quando os europeus tentam um contra ataque, os japas estão mais que preparados: com leques tradicionais, eles abanam o punzinho inimigo pra longe: “Aqui não, queridinhos”, eles dizem. ()
É isso mesmo que você está vendo: os japas estão guardando peidos em sacos para jogar nos inimigos, tipo umas granadas de fedor. Isso é que é estratégia.  
5/10 É isso mesmo que você está vendo: os japas estão guardando peidos em sacos para jogar nos inimigos, tipo umas granadas de fedor. Isso é que é estratégia.   ()
Peido a galope.
6/10 Peido a galope. ()
As minas também peidam, viu? E aqui, elas ajudam a peidar os inimigos para longe.
7/10 As minas também peidam, viu? E aqui, elas ajudam a peidar os inimigos para longe. ()
O famoso "pum mata cavalo".
8/10 O famoso “pum mata cavalo”. ()
Nem o gatinho escapou.
9/10 Nem o gatinho escapou. ()
Aqui, dá para ter uma ideia da cronologia do Hen Gassen: essas são as últimas ilustrações do pergaminho, que mostram o ataque final e fatal dos japas. Placar: Japão 7, Europa 1.
10/10 Aqui, dá para ter uma ideia da cronologia do Hen Gassen: essas são as últimas ilustrações do pergaminho, que mostram o ataque final e fatal dos japas. Placar: Japão 7, Europa 1. ()

+ There are no comments

Add yours